Alavancar as vendas é um ponto-chave para o sucesso de um negócio. Entretanto, a ausência de previsibilidade e a grande concorrência, exigem que a empresa se destaque no mercado, demonstrando autoridade. No cenário econômico atual, esse diferencial é fundamental para aumentar as suas vendas e potencializar os lucros.
Mas como alcançar isso em um universo permeado pelo acúmulo de informações aliadas a alta demanda de plataformas e pulverização dos meios tecnológicos? A resposta pode estar nas redes sociais. Atualmente, elas são poderosas aliadas dos setores de Marketing e Vendas, que têm como maior desafio conectar a empresa ao consumidor.
A influência das redes sociais no processo de compra
As redes sociais são espaços importantes de troca de experiências e opiniões. As pessoas têm o hábito de recorrer a esses meios para sanar dúvidas e conhecer mais a respeito do produto ou serviço desejado. As redes sociais também são excelentes locais para pesquisar a reputação da marca. Além disso, são ambientes propícios para conhecer a opinião de outros usuários.
Portanto, as redes sociais são fundamentais para consolidar o prestígio da marca e criar um elo com os clientes. Assim, é possível estabelecer uma relação de confiança com o usuário, transformando-o em um fã e promotor da empresa.
No entanto, para conseguir desenvolver vínculos é necessário gerar empatia com o público. O grande desafio é ouvir, identificar e entender as necessidades, anseios e dores dos usuários. Quando se consegue alcançar isso, o engajamento aumenta significativamente. Consequentemente, o tráfego para o site e conversão em vendas também crescem.
Engajamento nas redes sociais
Se você ainda tem dúvidas sobre investir em mídias sociais, segundo o relatório Digital 2022: Brazil, apenas no Brasil, 171.5 milhões de pessoas eram usuários ativos de redes sociais até o final de 2022 e, de acordo com um levantamento da Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo. Os usuários costumam passar, em média, 3h e 31 minutos conectados.
Nesses ambientes as pessoas demonstram suas ideologias, convicções, anseios, opiniões e preferências. Essa infinidade de informações permite selecionar os dados mais relevantes da sua persona para cruzá-los com as necessidades da empresa, gerando insights que permitam desenvolver mecanismos de vendas mais personalizados.
Você já deve ter compreendido a importância dessas plataformas para a tomada de decisão pelo consumidor. Entretanto, com tanta informação e usuários nesses canais, é preciso se destacar dos seus concorrentes para não ser só mais um na multidão. Por isso, vamos te dar algumas dicas para que você consiga se diferenciar e alcançar o seu objetivo.
Faça um planejamento que ajude a avalancar as suas vendas
Estude cada rede social profundamente antes de iniciar a sua estratégia, determine os objetivos da sua empresa no ambiente digital e defina a buyer persona (linkar com o artigo Persona: o que é, porque e como criar uma para sua empresa). A partir disso, você será capaz de descobrir as melhores redes sociais para se comunicar com a sua audiência.
O próximo passo é definir o número de publicações por semana e o objetivo de cada uma. Um exemplo de objetivo é posicionamento de marca. Em seguida, é preciso segmentar, ou seja, definir para qual persona cada post será direcionado (se a empresa tiver mais de uma). Depois de estabelecer todos esses pontos é que você vai criar o conteúdo de cada post.
Lembre-se, o ritmo e a periodicidade são necessários para estabelecer um vínculo com o seu público e fortalecer a presença digital da marca. Portanto, faça um cronograma mensal de posts. Exemplo: segunda-feira descreva uma funcionalidade do produto útil para sua persona, quarta mostre uma curiosidade da produção e sexta dê uma dica de uso.
Entregue o conteúdo certo, no momento exato para alavancar as suas vendas
O marketing de conteúdo é essencial para que a sua marca se destaque nas redes sociais. Através dele é possível se conectar de forma direta e íntima com o consumidor final. A informação precisa ser relevante para a audiência e dar o que ela precisa naquele momento. Um conteúdo de qualidade e autêntico pode despertar no usuário o interesse por algo que ele não sabia que precisava. Ele também pode ajudá-lo a escolher um modelo ou pacote mais completo.
Cada cliente está em um momento diferente do processo de decisão. Por isso, conheça os usuários da sua marca e fale diretamente com eles, criando conteúdos capazes de guiá-los por todas as etapas da Jornada do Cliente. Conheça profundamente o seu cliente, assim você será capaz de quebrar as possíveis objeções ao seu produto ou serviço.
Mostre autoridade no assunto e use a linguagem adequada para alcançar a sua persona. É fundamental que você pense sempre nas suas dores e mostre que pode solucioná-las. Lembre-se, não fale direta e invasivamente sobre o seu produto ou serviço antes da persona estar pronta para tomar a decisão de compra. Despertar o interesse e gerar vontade transformando a compra na realização de um sonho, é uma ótima maneira de alavancar as vendas.
Invista em imagens e vídeos para aumentar as suas vendas
A maioria das pessoas passa muito tempo nas redes sociais apenas por diversão. Por isso, procure transmitir a sua mensagem de forma sutil, lúdica e inteligente. As imagens e vídeos são seus grandes aliados para cumprir essa meta. Além disso, publicações com fotos e infográficos atraem mais a atenção das pessoas e facilitam a leitura, aumentando o engajamento.
O crescimento do Instagram é um forte indicador da preferência dos usuários por posts com imagens e vídeos. O grande número de likes e compartilhamentos comprovam que estratégias visuais associadas a conteúdo relevante são capazes de pulverizar a sua marca e aumentar o alcance.
O mobile é um grande aliado para impulsionar as suas vendas
De acordo com o relatório Digital 2022: Brazil, 99% dos usuários de redes sociais no Brasil usam dispositivos móveis para acessá-las. Portanto, os formatos e conteúdos devem ser responsivos nesse tipo de plataforma. Imagens e vídeos muito grandes e pesados podem ser ignorados por não carregarem nos celulares. Invista no mobile e melhore o engajamento e as conversões.
Use grupos e comunidades
Esses canais são excelentes para divulgar seus produtos e serviços para uma audiência segmentada. Isso acontece porque as redes sociais são capazes de reunir pessoas com interesses em comum. Pesquise grupos relacionados às soluções que você oferece, participe dos fóruns e busque sanar o maior número de dúvidas possíveis sobre a sua oferta.
Evite postar link de vendas em publicações que não tenham relação com o que você está ofertando ou sem a contextualização adequada. Você deve estabelecer uma conversa com seu lead, conhecer seus problemas e suas dores, mostrando que você é a ponte para a solução.
Incorpore o social commerce
Esse conceito nasceu quando as redes sociais passaram a ser usadas para o comércio eletrônico de produtos e serviços e consiste na integração de e-commerce às mídias sociais. Basicamente, é uma loja dentro do Facebook, por exemplo, que permite vender diretamente para o consumidor.
Uma dica importante, é incorporar o social commerce nas suas páginas de vendas, adicionando plugins em seu site, como botões de like, recomendações e avaliações.
Mensure os resultados
Postar sem mensurar os resultados é apostar no escuro. Mensure o desempenho das suas publicações, conheça os horários de pico na sua página e avalie as postagens que alcançaram maior sucesso.
Uma dica é definir os dados mais relevantes de acordo com os objetivos da sua empresa no ambiente digital. Por exemplo: se você deseja gerar tráfego para o seu site, o número de cliques gerados é uma métrica de extrema importância para indicar se o objetivo foi ou está sendo alcançado. Não esqueça, esses dados são o seu guia para ajustar o seu planejamento e alcançar os objetivos traçados.
Como você deve ter percebido, as redes sociais podem ser aquele “plus” que a sua empresa está precisando para alavancar as vendas, já que ali estão os seus consumidores e futuros clientes. Mas lembre-se, a estratégia de Marketing Digital precisa ser bem elaborada para fazer a engrenagem de atração e conversão funcionar.
Quais estratégias você usa nas redes sociais para aumentar as vendas da sua empresa?