7 estratégias para atrair novos clientes para a sua empresa
Confira nossas dicas para conquistar cada vez mais clientes e alavancar suas vendas.
7 estratégias

Imagem: Walk to Digital

Escrito por walktodigital

Publicado 5 de setembro de 2023

O mercado está em constante mudança, logicamente, as relações de consumo também. Nesse novo cenário, os clientes são quem detém o poder e, por isso, precisam não apenas ser conquistados, mas encantados. Assim, apenas um preço competitivo já não é suficiente para atrair novos consumidores. 

O cliente de hoje pesquisa antes de comprar. Além disso, ele também compartilha opiniões nas redes sociais e é muito exigente em relação ao atendimento. Por isso, é necessário oferecer diferenciais e traçar estratégias consistentes para atrair mais consumidores. 

Para te ajudar a atrair novos clientes e, consequentemente, aumentar as suas vendas, separamos 7 estratégias comprovadamente poderosas. 

1 – Posicione a sua empresa e fortaleça a sua marca para atraie novos clientes  

Fortalecer a sua marca e posicionar a sua empresa são tarefas imprescindíveis. Quando não se investe nisso, fica muito mais difícil se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Posicionar sua empresa significa mostrar para os consumidores os seus valores e a essência da sua marca. Dessa forma, você será capaz de delinear os motivos pelos quais a persona deve escolhê-la. 

Portanto, é importante que você entenda os valores e o propósito do seu negócio e que você consiga transformá-los em ações. No cenário atual, as ações valem muito mais do que os discursos. 

Lembre-se sempre:

Empresas bem posicionadas no mercado atraem mais clientes, pois conseguem transmitir o seu valor de maneira mais clara e precisa.

2 – Conheça o seu cliente

Conhecer e entender quem é o seu público é o ponto de partida para atrair mais clientes para o seu negócio. Quando você conhece e entende quem é o seu cliente ideal, é capaz de criar e direcionar todas as campanhas da empresa de forma a conquistar pessoas que realmente são potenciais compradores. 

Para que essa estratégia funcione, é fundamental construir a sua persona. Se você não sabe o que é isso, a persona é um personagem que representa o cliente ideal. Ela possibilita que você compreenda melhor quem é o consumidor e o que ele precisa. Essa construção demanda uma pesquisa de dados, como:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Estado civil; 
  • Tem filhos? Quantos;
  • Cidade onde mora;
  • Nível de escolaridade;
  • Ocupação;
  • Salário; 
  • Hábitos;
  • Rotina diária;
  • Horários nos quais costuma comprar mais;
  • Preferências de compra (shopping, e-commerce, catálogos, etc); 
  • Quais são as maiores dores?;
  • Razões para comprar a sua solução

A partir disso, você compreenderá porque a sua solução é atrativa para essa pessoa e como ela pode solucionar suas dores. Assim, ficará muito mais fácil captar novos clientes, pois você já terá mapeado seus hábitos de consumo e preferências. Dessa maneira, você conseguirá direcionar melhor sua comunicação para que ela seja mais assertiva. 

3 – Proporcione uma boa experiência de compra 

O cliente de hoje em dia não busca apenas adquirir um produto ou serviço, ele procura resolver um problema ou satisfazer uma necessidade. Entretanto, em um mercado com uma extensa oferta de produtos e serviços, oferecer uma boa experiência de compra é um enorme diferencial que pode ser determinante para o sucesso do seu negócio e atrair cada vez mais interessados em entender e resolver um problema. 

Todos adoram receber atenção, por isso, mostre que você se importa, ouvindo cada pessoa para entender o que ela realmente precisa e descobrir se o seu produto ou serviço atende àquela necessidade. Um atendimento de qualidade, ágil, profissional e focado no cliente, torna a sua empresa referência em atendimento. 

Além disso, uma boa experiência de compra fideliza o cliente, pois gera um valor imensurável para ele. Portanto, não esqueça, cliente bem atendido, é cliente satisfeito, e cliente satisfeito não apenas volta, como indica.  

4 – Crie uma estratégia de Marketing para atrair novos clientes

A chave para um Marketing bem sucedido é entregar a mensagem certa para as pessoas certas, ou seja, para a sua persona, no momento exato. O Marketing de Conteúdo é uma forma de engajar com a sua persona e atrair clientes por meio da oferta de conteúdo relevante e valioso, capaz de gerar valor e criar uma percepção positiva da sua empresa. 

Para alcançar esses objetivos, é preciso adotar algumas ações, como investir nas redes sociais (como as redes sociais podem alavancar as vendas da sua empresa) e em um blog (blog post: como criar conteúdos atrativos para um blog corporativo) para divulgação da sua marca através de conteúdos interessantes e relevantes. Use o humor a seu favor e mantenha uma regularidade nas postagens. Porém, não esqueça que cada plataforma tem um público específico e requer abordagens diferentes. 

Acima de tudo, lembre-se, que qualquer estratégia de Marketing deve ser relevante para o seu público e precisa de um bom planejamento para gerar resultados. Dessa forma, sua empresa não apenas irá atrair mais clientes, como também alcançará suas metas e obterá resultados positivos. 

5 – Invista em relacionamento para atrair novos clientes

Muitas empresas se preocupam apenas em atrair clientes, mas além disso, é preciso encantá-los para que se transformem em consumidores fiéis. Um dos quesitos fundamentais para isso é montar uma equipe de sucesso. Invista nos seus colaboradores, oportunizando cursos, palestras, seminários, workshops e acesso aos valores básicos da sua empresa, afinal, eles são o seu cartão de visita, 

Também é fundamental estabelecer estratégias para manter o relacionamento com o cliente após a compra. Para isso, você pode usar e-mail marketing, redes sociais, enviar-lhes brindes, mostrando que ele é importante para você. Tratar clientes como parceiros reforça sua qualidade e autoridade, formando propagadores da sua marca. Afinal, quem disse que uma boa propaganda boca a boca não faz diferença?  

6 – Ofereça inovação para atrair novos clientes 

Você já se perguntou o que o seu empreendimento oferece de inovador para o seu cliente? Se você nunca se fez essa pergunta, já passou da hora de pensar nisso! Uma marca só adquire reconhecimento no seu segmento quando possui algum diferencial que a destaca da concorrência. 

Esse diferencial não precisa ser algo de outro mundo, pode ser a diversidade de artigos oferecidos, a excelência no atendimento ou o tratamento individualizado. Trate cada pessoa de forma especial e atenda como você gosta de ser atendido, assim você fideliza o consumidor e potencializa o Marketing boca a boca. 

7 – Separe um tempo para networking com novos clientes

Networking é uma estratégia capaz de ajudar qualquer empresa a manter uma base de contatos sólida. Isso você já sabe! Porém, uma boa rede de relacionamentos contribui bastante para o crescimento do seu negócio devido a troca de informações, contribuição mútua e indicações valiosas.  

Além disso, não basta gastar todo o seu tempo cuidando dos negócios atuais, é preciso fazer novos negócios, por isso, o networking é imprescindível. Participe de feiras, convenções, palestras, cursos, rodadas de negócios, coworkings, associações e de grupos relacionados a sua área de atuação no Facebook e no LinkedIn, onde você sabe que encontrará pessoas dispostas a conhecer a sua empresa e com verdadeiro potencial para comprar suas soluções.

Esses espaços também são propícios para se relacionar com figuras influentes, empresários e empreendedores, com o objetivo de estabelecer parcerias de sucesso. 

A prospecção de clientes e as parcerias firmadas abrem portas promissoras. 

Dica EXTRA! Seja especialista no sucesso do seu cliente

O desafio de uma empresa não é apenas atrair novos clientes, alavancar as vendas, bater metas e aumentar a lucratividade. É fundamental garantir que seus clientes sejam bem-sucedidos, ou seja, você deve proporcionar a cada um deles a melhor experiência, para que possam alcançar o seu objetivo, que é solucionar a dor que os levou a comprar o produto ou contratar o serviço.    

Porém, só é possível garantir isso quando você respeita o tempo de compra do cliente e realmente entende e compartilha da sua dor. Portanto, treine a sua equipe comercial para que todos consigam ouvir o cliente e proporcionar-lhe soluções capazes de suprir suas necessidades. 

Dessa forma, seu time de vendas demonstrará que está verdadeiramente comprometido com o sucesso do cliente, pois o conhece e compreende. Comece pesquisando a fundo a sua persona e posicione a sua empresa. Esse é o passo inicial para que você adapte todas essas estratégias à realidade do seu negócio e atraia cada vez mais clientes. 

Além dessas, tem alguma outra estratégia que você aplica? Compartilha aqui nos comentários.

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