Ah…as aulas de história, tantos fatos históricos, tantos heróis, tantas vezes em que acontecimentos gigantes mudaram a vida das pessoas, conduzindo-as a uma nova realidade, a um recomeço. Um exemplo disso é a Peste Negra. Sim, ela mesma! Por mais inusitado que possa parecer, muitos historiadores afirmam que ela foi um dos fatores que abriu caminho para um recomeço, para um nova forma de comunicação em todos os sentidos, mais conhecido como Renascimento.
Qualquer coincidência entre essa afirmação e a transformação ocasionada pela pandemia, não é mera coincidência. Novamente, nos deparamos com um momento histórico, que nos conduziu a um recomeço. O coronavírus virou nossas vidas de cabeça para baixo de forma inesperada e acelerada. Existem também aquelas mudanças ocasionadas por fatores internos, com uma mudança no posicionamento da empresa, por exemplo, o que gera uma série de desafios.
A palavra de ordem em momentos como esse é ação. Ao se deparar com mudanças, o Marketing Digital é o melhor caminho para que você transforme a sua comunicação e se mantenha próximo da sua audiência, criando conexões genuínas. Prepare a sua empresa pensando, especialmente, a longo prazo, mas esteja preparado para se adequar às transformações.
Novas realidades: como sua marca pode contribuir?
Você já se perguntou como seria o mundo sem o Renascimento? Será que durante a Peste Negra as pessoas conseguiam vislumbrar que aquilo conduziria a um recomeço que mudaria para sempre a história? É clichê, mas depois da tempestade, sempre vem o arco-íris. E aqui vai a pergunta mais importante: “Será que o arco-íris é para todos?”
A resposta é óbvia, infelizmente não. Ninguém sabe como será a nova realidade após grandes transformações. Em relação à pandemia, por exemplo, sabemos que a maior mudança foi a transição de um período de predominância da individualização para uma prevalência do pensamento coletivo. As empresas que conseguiram visualizar isso rapidamente, logo transformaram a geração de valor para as suas comunidades no seu maior objetivo.
O Facebook e o Google, dois gigantes da tecnologia, são bons exemplos. Ambos se posicionaram e colocaram em prática ações que contribuíram para o bem comum, criando uma percepção positiva em relação às suas marcas.
No cenário de hoje, pensar nas formas como a sua empresa pode contribuir para a comunidade é imprescindível. Os seus clientes atuais e aqueles em potencial vão procurar se conectar com marcas que pensam dessa forma. Apenas criar anúncios e apresentar ideias interessantes não será suficiente, é preciso que você transforme a sua comunicação.
Nós definitivamente saímos da fase da auto-apresentação para adentrar na era em que a visibilidade da marca está atrelada a sua contribuição para a sociedade. A pergunta que você deve se fazer é ”O que a minha empresa pode fazer pela comunidade?”
É isso que precisa estar refletido na sua comunicação.
Como isso vai diferenciar a minha comunicação?
Até agora eu falei sobre criar comunidade e fazer ações em prol de um bem maior, mas onde entra o Marketing e a Comunicação nisso? Em tudo, na verdade! É preciso adaptar o seu Marketing e a forma como seu negócio se comunica com o seu público para acomodar essas mudanças.
Após todas essas transformações, eu te pergunto: “A sua ‘persona’ ainda é a mesma de antes e os seus hábitos de consumo continuam iguais?” Aposto que não, na verdade, tenho 99,9% de certeza! Grandes mudanças trazem novos desafios, nos fazem mudar de rota, rever nossos objetivos, sonhos, desejos e também mudar nossos hábitos de consumo.
As suas ações de Marketing devem ser voltadas para o coletivo com o objetivo de criar uma percepção positiva da marca. Transforme sua comunicação para que a sua empresa seja apresentada da forma mais humana possível. Sua imagem deve ser de alguém que se preocupa com o todo e é capaz de criar comunidades, abraçando causas relevantes que conversam com o seu propósito. Nessa nova realidade, é necessário olhar profundamente para os seus clientes. Assim, você conseguirá compreender quem eles são agora e redesenhar a jornada de compra, entendendo-a de forma mais ampla e completa.
Acima de tudo, sua empresa precisa se posicionar. Eu sei, já falamos sobre isso, mas nunca é demais repetir, porque é algo fundamental e faz parte da construção de uma marca sólida. Através do Marketing, a empresa se relaciona com o seu público, e sua comunicação deve seguir as novas tendências para criar e manter conexões genuínas com a sua audiência. Seja criativo e monitore o seu mercado e o comportamento da sua persona para estar sempre um passo à frente.
Separamos algumas dicas para que você transforme a sua comunicação e tenha sucesso nos momentos de mudança.
Pense ações transformadoras a partir da visão, missão e valores da sua empresa e reflita-as através da sua comunicação
Diariamente somos bombardeados com notícias, vídeos, artigos e publicações sobre os mais diversos assuntos. No meio de tanta informação, muitos acabam esquecendo do fundamental: manter a sua comunicação e suas ações alinhadas ao seu propósito, ao que é valioso para a sua marca e para o seu público.
Um exemplo de marca com uma missão forte é a Tesla. Ela busca acelerar nossa jornada como espécie, rumo a uma era de transporte sustentável. Para isso, ela cria automóveis ecológicos que não dependem de combustíveis fósseis. Dessa forma, ela está criando uma cultura de inovação e design, pautado em uma ambição contínua de erradicar a poluição e transformar o mundo com veículos elétricos.
Ações como essa aproximam os clientes e inspiram maior lealdade. Se o seu Marketing não está alinhado com a sua missão, transforme sua comunicação para que ela reflita a essência da sua marca.
Comprove o seu propósito nas suas ações na sua comunicação
Muito se fala em marcas com alma, ou seja, marcas que têm um propósito definido. Ter um propósito é importante para que a sua marca se fortaleça comercialmente e institucionalmente. Porém, o propósito é muito mais do que uma bela mensagem que figura ao lado da missão, visão e valores da empresa, ele precisa fazer parte do dia a dia do negócio. Isso é fundamental!
Um exemplo é a Dove. A marca não se concentra apenas em vender produtos de higiene pessoal, ela tem um propósito por trás: melhorar a confiança das mulheres em todo o mundo. Para isso, ela criou o movimento My Beauty Spa. Outro exemplo é a Starbucks, que tem um compromisso tão forte com a responsabilidade corporativa que está sempre engajada em combater a fome, ajudar o meio ambiente e contribuir para tornar o mundo um lugar mais fortalecido.
Materialize o seu propósito, transforme sua comunicação e use o seu Marketing com sabedoria para demonstrar isso. Dessa forma, você conquistará não apenas um público fiel, como também admiradores e propagadores da sua marca.
Tome decisões rápidas
No mundo de hoje, as transformações acontecem de maneira muito acelerada e você não pode virar as costas para isso. O processo de tomada de decisão precisa acompanhar a velocidade das mudanças.
Mantenha os canais internos abertos e diminua o engessamento das hierarquias para que as ideias possam fluir com agilidade. Assim, suas estratégias de comunicação serão muito mais assertivas e acompanharão todas as transformações.
Juntos somos mais fortes
Como falamos exaustivamente, esse é o momento do coletivo. Além de criar ações em prol da sua comunidade, busque estabelecer um laço de cooperação com outras empresas. Cadeias produtivas inteiras enfrentam desafios diariamente, por isso, a colaboração deve ultrapassar as barreiras da competição.
Ao nos unirmos conseguimos remar em uma mesma direção. Dessa forma, somos capazes de pensar e colocar em prática ações maiores e mais significativas. A consequência disso é que a comunicação ganha outras proporções, pois a nossa mensagem alcança mais pessoas, ao mesmo tempo em que fortalece nossas marcas como empresas que se importam com a comunidade de forma ampla.
Além disso, a união nos torna mais fortes e corajosos para enfrentar qualquer mar revolto.
Use a sua comunicação para contar histórias que se conectem com o momento atual
Contar histórias é uma estratégia bastante usada pelo Marketing para engajar o público. Você já deve ter lido um artigo de blog, uma postagem nas redes sociais ou assistido um vídeo que contava uma história que prendeu a sua atenção porque você se identificou com ela. Isso significa que quem produziu aquele conteúdo o conhece tão bem que criou um conteúdo que parece feito sob medida para você. Isso é possível, quando a empresa entende muito bem quem é a sua persona e como ela se comporta na jornada de compra.
Após entender com clareza quem é a sua persona e como é a sua jornada de compra, estabeleça o que você quer que os seus clientes falem sobre você e como a sua história pode contribuir para a sua persona e para a comunidade na qual ela está inserida. Não esqueça que essa abordagem também precisa se relacionar com a narrativa da sua marca.
Apenas contar histórias não é suficiente. Você precisa seguir esses passos para conseguir desenvolver histórias que conectem com a sua audiência!
Prepare-se para o futuro
A maioria das mudanças representa um caminho sem volta em direção a um novo recomeço. Como já dizia Lulu Santos: “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”. Portanto, prepare-se não apenas para o momento atual, mas também para o futuro.
Lembre-se que a sua persona não é estática e precisa sempre ser revisitada. Especialmente, após grandes transformações, seus medos, receios e objeções mudarão. Isso lhe dará munição para construir conteúdos capazes de mostrar que você está ali para ampará-la em todos os momentos, criando uma percepção positiva da marca. Ao mesmo tempo, você conseguirá quebrar as suas objeções e bater suas metas de vendas.
A audiência que você construirá ou já está construindo vai se manter fiel e propagar a sua mensagem. Mas para isso, seu marketing precisa estar preparado. O conteúdo bem feito e que comunique a mensagem certa é imprescindível para alcançar os seus objetivos, senão é isso que você está fazendo, transforme a sua comunicação.
Momentos de transformação, de recomeço e de renascimento exigem resiliência, coragem e ousadia para mudar a perspectiva e trilhar o caminho rumo ao arco-íris.
O que você faz para alcançar o arco-íris?