Se você está começando um negócio ou já tem anos de estrada, algo que você não pode deixar de lado é a análise de concorrência, ou seja, conhecer, entender e acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo. Sua empresa não é uma ilha, mas se você escolher colocá-la nessa posição, pode estar fadado a seguir o mesmo caminho da Nokia, Blackberry e tantas outras que cometeram esse erro.
A análise da concorrência é um passo importante para manter a competitividade da marca. Dessa forma, é possível ficar por dentro das tendências de mercado e tomar decisões mais embasadas para otimizar suas estratégias.
Você sabe quem são os seus concorrentes? Você sabe avaliar seus pontos fortes e fracos? Como está a sua marca quando comparada aos concorrentes?
Se você não tem a resposta para essas perguntas, então esse artigo é para você.
Qual a importância de mapear e fazer análise da concorrência?
Dois pontos essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa são: diferenciação e inovação. Que o digam a BlackBerry e a Nokia!
Até o início dos anos 2000, a Nokia dominava o mercado. Porém, ela acreditava que apenas o brand awareness (reconhecimento da marca pelos consumidores) era suficiente. Enquanto isso, a Apple investia em inovação e, em 2007, lançou o iPhone, marcando o início de uma nova era. Quando a Nokia acordou, já era tarde demais. O IOS e o Android haviam conquistado os usuários, e o sistema operacional que a Nokia lançou para tentar concorrer com eles não foi bem aceito.
No caso da BlackBerry, o maior problema foi a experiência do usuário. As telas dos aparelhos eram muito pequenas quando comparadas ao iPhone e à linha Galaxy. Eles ignoraram as queixas dos usuários e perderam espaço para os aparelhos estilizados com telas grandes.
Quando você não oferece nada de novo ou especial aos seus clientes, a tendência é que eles busquem isso nos concorrentes. Você precisa estar um passo à frente das mudanças do mercado para que consiga acompanhar e se adaptar às transformações. A melhor forma de fazer isso é fazendo uma análise da concorrência, onde você vai mapear e analisar seus concorrentes para descobrir pontos de diferenciação e formas de inovação. Assim, você conseguirá manter uma vantagem competitiva.
Os três tipos de concorrentes que você precisa mapear ao fazer a análise da concorrência
Conhecer apenas os concorrentes diretos não é suficiente para se posicionar com assertividade no mercado. Você também deve conhecer, entender e acompanhar os concorrentes indiretos e substitutos. Na verdade, isso é uma obrigação.
Concorrentes diretos
Esse é o mais fácil de identificar. Os concorrentes diretos são aqueles que resolvem exatamente os mesmos problemas que você. Eles oferecem soluções similares às suas e têm a mesma oferta de valor.
Vamos dar um exemplo que seguiremos para os outros dois tipos de concorrentes Suponha que você é dono de um restaurante japonês, então seus concorrentes diretos são outros restaurantes japoneses. É claro que existem diversas empresas atuando nesse mesmo ramo, mas o ideal é escolher aquelas que focam no mesmo público que você.
Concorrentes indiretos
São todos aqueles que conseguem resolver os mesmo problemas que você, mesmo que esse não seja o foco principal. Eles oferecem produtos ou serviços, que mesmo diferentes, são capazes de atender às necessidades dos seus consumidores.
No caso do restaurante, podemos elencar como concorrentes indiretos as churrascarias que oferecem comida japonesa no buffet. Mesmo que elas não sejam especializadas nesse tipo de cozinha, também oferecem produtos capazes de solucionar a necessidade do cliente.
Concorrentes substitutos
Por fim, temos os concorrentes substitutos. Estes são todos aqueles que não estão inseridos no mesmo mercado e, apesar de não oferecerem as mesmas soluções, podem vir a suprir a necessidade do cliente, mesmo que em partes.
Os supermercados podem ser concorrentes indiretos do seu restaurante japonês. O foco do supermercado não é vender refeições prontas para consumo, porém muitos deles oferecem opções de comida japonesa para levar ou consumir no local. Portanto, podem “roubar”o seu cliente.
Como mapear e fazer a análise da concorrência
Agora que você já conhece melhor os tipos de concorrentes, você está pronto para mapear e analisar profundamente suas estratégias e ações. Para isso, você precisa seguir algumas etapas.
Identifique os concorrentes
Além do seu conhecimento prévio, existem algumas formas de identificar seus concorrentes diretos, indiretos e substitutos. Algumas ferramentas que você pode usar são as pesquisas de mercado, pesquisas diretas com os seus clientes e buscas no Google e nas redes sociais.
Em seguida, separe aqueles que concorrem exatamente pelo mesmo consumidor que você. Continuando com o exemplo do restaurante, se ele oferece apenas comida japonesa, um restaurante italiano na mesma rua dificilmente será seu concorrente direto.
Escolha, pelos menos, dois principais concorrentes de cada categoria para analisar mais profundamente.
Defina os indicadores a serem analisados
Defina características e métricas que devem ser avaliadas para cada concorrente. Alguns pontos importante são:
- Presença digital;
- Entende as dores do clientes: será que a empresa entende de fato quais são as dores, desafios e necessidades do seu público?;
- Aplica estratégias de Inbound Marketing?;
- Produz comunidade: tem uma legião de fãs apaixonados pela marca? Possui grupos exclusivos para clientes (grupos nas redes sociais também valem)?
- Produz conteúdos autênticos e/ou oferece soluções exclusivas?
- Possui elemento único, como “único restaurante 3 estrelas Michelin da cidade”. Outro excelente exemplo é o Restaurant of Order Mistakes, onde você pede um prato, mas pode ser surpreendido com qualquer outra opção do menu, já que os garçons têm Alzheimer. Quer melhor elemento único do que esse?;
- Autenticidade: a empresa é autêntica em suas ações e estratégias?
- Como é a experiência do cliente?
- Como é a apresentação do produto?
- Ele entrega o resultado prometido?
Colete os dados, compare e avalie as informações
O primeiro passo aqui é obter informações suficientes para conseguir avaliar cada indicador elencado. Existem diversas formas através das quais você pode obter esses dados. A própria internet é um bom ponto de partida. Pesquise no Google utilizando diversas palavras-chave para descobrir em qual página o site de cada concorrente aparece. Você também deve avaliar o conteúdo do site e blog, bem como o engajamento, as avaliações e os comentários nas redes sociais, Google Meu Negócio e Reclame Aqui.
Procure estudos sobre os concorrentes, reports e colete informações em bases de dados. Realize pesquisas com clientes que já foram consumidores dos concorrentes, faça visitas presenciais e/ou contrate empresas especializadas em cliente oculto.
O segundo passo é analisar criteriosamente cada informação coletada e comparar as ações. Uma ótima estratégia é construir uma tabela com todos os indicadores selecionados e atribuir uma nota de desempenho (pode ser de 0 a 5) para cada concorrente dentro de cada indicador.
Em seguida, atribua notas para a sua própria marca e some os pontos de cada um. Ao fim, você terá uma visão completa de como estão os seus concorrentes e o seu próprio negócio.
Destaque as fraquezas e pontos fortes da sua empresa e da concorrência
Agora que você já tem uma visualização de todo o cenário, você deve destacar (pode ser na própria tabela), os pontos fortes e fracos de cada concorrente e os seus próprios. Dessa forma, você conseguirá identificar oportunidades, pontos de melhoria, insights importantes e ameaças.
Essa visão holística lhe possibilitará tomar decisões e implementar ações mais eficientes, otimizando seus resultados. Assim, você conseguirá se posicionar melhor perante a concorrência, neutralizando as ameaças. O principal é que a sua marca sempre estará um passo à frente em termos de inovação e diferenciação e, não correrá o risco de cometer o mesmo erro da Nokia e da BlackBerry.
Aplica o passo a passo e depois conta aqui pra gente se o resultado final realmente gerou insights valiosos para a estratégia do seu negócio.