A presença digital vem se transformando em um requisito para a sustentabilidade das empresas. Estar presente no ambiente digital representa uma infinidade de oportunidades para se conectar com novos leads. Dessa forma, é possível garantir cada vez mais clientes com poucos cliques.
Entretanto, só estar nesse meio não é suficiente. A construção de uma presença digital está diretamente relacionada com a relevância dos conteúdos produzidos. Apenas desenvolver e espalhar milhares de conteúdos pela web de forma aleatória dificilmente trará o retorno esperado.
Hoje, vamos mostrar a importância da presença digital para a sua empresa e como ela pode te ajudar a concretizar mais negócios.
As vantagens de investir na presença digital
A internet é o principal canal que as pessoas utilizam para comprar produtos e contratar serviços. Só isso já é um forte motivo para a sua empresa estar no ambiente digital. Mas existem diversas outras vantagens que vão te convencer. Ou, pelo menos, te fazer considerar a ideia de construir uma presença digital para o seu negócio.
Nesses ambientes os resultados costumam ser mais acelerados, pois as limitações geográficas são eliminadas e você é capaz de alcançar a sua persona mais rapidamente. Você também consegue consolidar o branding da sua marca, aproximando-a do seu público. Consequentemente, você estabelece relacionamentos mais humanos, genuínos e duradouros.
As ferramentas digitais também permitem que você crie anúncios para públicos bem segmentados. Com isso, você aumenta as possibilidades de conversão a um custo inferior ao das mídias tradicionais.
Entretanto, para construir a sua presença digital é importante explorar esse universo de forma planejada. E o primeiro passo é conhecer as ferramentas disponíveis.
Mídias para presença digital
Você pode construir a presença online da sua empresa de inúmeras maneiras e garantir uma relevância no ambiente digital com o objetivo de atrair a atenção de potenciais clientes e fazer com que sua marca seja lembrada no momento da compra ou de uma indicação. O início do planejamento, portanto, envolve conhecer as plataformas e ferramentas para se comunicar efetivamente com o seu público-alvo ou persona (Persona: o que é, porque e como criar uma para sua empresa).
A partir disso, fica mais fácil definir as melhores mídias para o seu negócio e o melhor momento para entrar em contato com os usuários sem ser invasivo. Entre as principais maneiras para ganhar relevância na internet, destacam-se o site, o blog corporativo, o Google Meu Negócio, as redes sociais, campanhas digitais e o bom e velho e-mail marketing.
Site da empresa
Você se lembra do Orkut?
Pois é, ele foi um fenômeno aqui no Brasil. Todo mundo queria fazer parte e os convites eram muito disputados. Mas… o tempo passou e a rede social foi perdendo força, até que, em 2014, ela foi desativada.
Já imaginou se o mesmo acontece com o Instagram, por exemplo?
Pode até parecer inimaginável, mas não é impossível e o Orkut é a prova disso. A grande questão é que se você investe em um único canal, como o Instagram, você corre o risco de perder toda a sua base de contatos. Como todas as informações são armazenadas pela própria rede social, se ela acabar (ou se a sua conta for derrubada por qualquer motivo), você terá que reconstruir a sua presença digital do zero em outro canal.
Por outro lado, o site é seu e tirá-lo do ar é uma escolha sua. É por isso que criar um site para a sua empresa deve ser o primeiro passo para iniciar a estratégia de presença digital. O site é o endereço virtual da marca e reúne os principais dados sobre ela. Além disso, ele pode funcionar como um portfólio, destacando cases de sucesso, trabalhos realizados, clientes atendidos e informações úteis sobre produtos ou serviços oferecidos.
O que é fundamental em um site?
Se certifique de que o site da sua empresa oferece:
- Navegação fácil e intuitiva;
- Agilidade no carregamento da página;
- Responsividade na versão mobile (muito importante);
- Imagens ilustrativas capazes de gerar valor para quem acessar a página.
As estratégias de SEO são outro ponto essencial para garantir a encontrabilidade e um bom ranqueamento do site pelo Google. As principais ferramentas para um bom ranqueamento são a produção de conteúdo original e o uso de palavras-chave. Por isso, insira no conteúdo do seu site palavras-chave relacionadas a sua área de atuação que apresentem um alto índice de buscas.
Dica Umbrella: use o Google Trends e o Ubersuggest para descobrir as melhores palavras-chave.
Blog corporativo
O blog (linkar com o artigo Blog post: como criar conteúdos atrativos para um blog corporativo) é uma das principais ferramentas para criar uma relação com os leads e clientes, pois possibilita o desenvolvimento de conteúdos para conduzir os leitores por todas as etapas da jornada de compra.
Os conteúdos (linkar com o artigo Como impulsionar os seus resultados com uma auditoria de conteúdo) devem ser originais e atualizados, trazendo sempre informações novas e capazes de agregar valor para os leitores. Além disso, é fundamental otimizá-los para SEO, para que ganhem relevância e alcancem um bom ranqueamento nos sites de busca, especialmente no Google. Por meio do Marketing de Conteúdo, o cliente encontrará o seu site com mais facilidade sempre que tiver dúvidas ou buscar assuntos relacionados a sua marca.
Através dos blogs corporativos sua marca ganha maior reconhecimento, tornando-se referência no seu nicho de mercado. Se você ainda não tem um espaço de blog no seu site, está na hora de criá-lo.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio facilita a divulgação de micro, pequenas e médias empresas aliando diversas ferramentas já disponíveis. Ele é muito interessante para negócios locais e empresas online que desejam ser encontradas pelos clientes e se conectar a eles, aumentando o alcance, a interação e a presença da marca, especialmente quando ela recebe diversas avaliações positivas.
Além disso, você tem acesso a diversas estatísticas a respeito do que as pessoas estão pesquisando sobre a sua marca e sobre as visitas ao seu perfil. Esses dados lhe permitirão aperfeiçoar suas estratégias digitais, tornando-as mais segmentadas e eficientes.
Redes sociais
O maior diferencial das redes sociais (Como as redes sociais podem alavancar as vendas da sua empresa) é a possibilidade de interagir com o seu público. Elas permitem conversar diretamente com os seus seguidores, criar enquetes, fazer lives, tirar dúvidas, entre diversas outras possibilidades. Tudo isso facilita a aproximação da sua marca com o seu público, a conquista de leads e a fidelização de clientes.
Para alcançar esses resultados, entretanto, é imprescindível conhecer cada rede social, bem como entender quais formatos de conteúdo devem ser postados em cada uma delas para que a comunicação seja assertiva. Lembre-se que o uso da rede social corporativa é diferente da pessoal. Faça um planejamento orientado a entregar valor para o seu público e use a linguagem adequada.
Campanhas digitais
A publicidade digital através do Marketing de Performance é uma ferramenta poderosa. Ela permite direcionar a comunicação para as pessoas certas e mensurar o retorno exato obtido em cada campanha. Com isso, sua empresa alcança excelentes resultados e otimiza os investimentos com mídia paga.
E-mail marketing
Se você pensa que o e-mail está morto, está muito enganado. Ele continua sendo importante para uma boa estratégia de presença digital, desde que se estabeleça um planejamento correto para o envio desse tipo de comunicação. O e-mail marketing é valioso para entrar em contato com futuros compradores e manter os atuais clientes conectados.
Para coletar endereços de e-mail você pode ofertar materiais ricos, como ebooks e infográficos. Concedida a autorização, você está livre para enviar e-mails com o objetivo de nutrir o seu potencial cliente, conduzindo-o através do funil de vendas.
Uma nova era do Marketing
A revolução digital é responsável por criar uma nova forma de fazer Marketing. Essa nova era do Marketing abarca muitas ferramentas, mas calma, antes de usar todas, é importante compreender o seu mercado. Além disso, é fundamental testar os diferentes canais (Bullseye Framework: descubra como aplicar essa ferramenta poderosa) para descobrir quais trazem mais retorno a curto, médio e longo prazo.
A maior vantagem do Marketing Digital é que você pode mensurar o retorno de forma mais precisa, assim como a quantidade de pessoas impactadas pela ação. Portanto, componha um plano de Marketing completo e você alcançará os resultados planejados.
Como está a sua presença digital?